terça-feira, 30 de julho de 2013

O FRANCISCO

Surpreendente!
É assim que descrevo a experiência de uma semana vivida aqui dentro do meu coração, uma semana que marcou minha vida e reacendeu ainda mais minha fé. Fisicamente eu não estava lá, mas sentia-me tão próxima quanto aqueles milhões de pessoas que participaram da Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro.
A cidade maravilhosa que tanto já foi notícia por causa de violência, mortes, tráfico, chamou atenção por transformar-se num cenário santo, recebendo um mar de gente, em sua maioria jovens que, unidos pela fé, entoaram orações e cânticos em louvor a Deus, pedindo a intercessão da Virgem Mãe. Era lindo e emocionante de se ver!
A visita mais esperada era do nosso querido pontífice, eleito em março deste ano, e que faria sua primeira visita internacional. Quanta honra para o Brasil! Ainda mais nesse tempo de tristeza, revolta e descrença...
Aí, claro, há quem se pergunte? Por que “quanta honra” se ele é um homem como qualquer outro?
Sim, é exatamente isso que ele é e demonstra ser por meio de atitudes. Um homem simples! No entanto, não um simples homem.
Eu arriscaria dar a ele algumas qualidades sem receio de ser excessiva. Alegre, carismático, cativante, aberto, despojado, de espírito livre, constantemente bem-disposto, verdadeiro, sensível, humano... Francisco, o papa argentino, jesuíta e de coração franciscano, ofereceu um sopro de esperança à Igreja. Seu discurso coerente o torna implacável e tão amável quanto um pai que só quer o bem de seu filho.
Quanta gente precisava daquela palavra pra sentir sua fé mais fortalecida...
Quanta gente precisava ser tocada para acreditar que Cristo estava ali se manifestando...
Quanta gente precisava ouvir uma frase que a fizesse não desanimar do futuro...
Quanto bem, em tão pouco tempo, fez este homem a milhares de crianças, jovens, homens e mulheres, e idosos...
A semana foi tão abençoada e tão contagiante, que as redes sociais bombaram! Pessoas de várias partes do mundo seguiram e compartilharam a JMJ-Rio 2013 e o propósito, as ideias e a postura do Papa Francisco.
É claro que houve aqueles que, de forma desprezível, criticaram o evento, o Papa e tudo aquilo que acontecia no Rio de Janeiro, mas eles ficaram apagados diante de tamanha graça. Chegou um momento em que se calaram. Foram ofuscados pela sacralidade de milhões; eu achei bom!  
Criticar impiedosamente o Vaticano, o Papa, a Igreja Católica, a JMJ... Não! Não cabia no momento. Não havia espaço, pois Deus estava ali, e a multidão reunida em seu nome.
O Papa não veio ao Brasil para impor o catolicismo. Trouxe com ele e mostra ao mundo uma proposta de unidade, fraternidade, amor ao irmão. Ele se inclui quando fala da Igreja e reconhece que é preciso partir em direção ao mundo e para as “periferias existenciais”. Defende a proximidade do povo, o diálogo construtivo e o respeito aos jovens e idosos, o servir, o ser solidário, especialmente os menos favorecidos, que precisam de cuidado e afeto.
Criticou de forma precisa e inteligente a cultura do consumismo, do provisório, da desumanização que afeta os jovens. Dirigiu-lhes belas palavras de esperança. Intimou-os a serem revolucionários, missionários destemidos a partilharem e testemunharem o Evangelho, a manterem acesa a chama da fé, afinal, a Igreja necessita do entusiasmo, da criatividade e da alegria, características próprias da juventude.
Que bom seria encontrar mais Franciscos como ele... O mundo está CA – REN – TE de Franciscos assim – católicos ou não – de coração aberto, atentos, humildes, ternos, capazes de arrebanharem o povo para Deus, que toquem e se permitam ser tocados, que ofereçam a mão em benefício do próximo, que convidem o povo a se despojar do provisório e fugaz em busca do que vale a pena, da essência, que alimentem nas pessoas o espírito de fraternidade e solidariedade, pastores que direcionem o rebanho que precisa “conservar a esperança”, “deixar-se surpreender por Deus” e “viver na alegria”..  
Francisco ressalta que Deus caminha ao nosso lado, nos surpreendendo sempre com sua força e amor maior, ainda que, por vezes, estejamos descrentes. Devemos, constantemente, “botar fé”, “botar esperança”, “botar amor e Cristo” em nossa vida a partir da vivência da Palavra. É só assim que sentiremos “um novo sabor”, que nossos dias serão “iluminados”, que nossa existência será como “uma casa construída sobre a rocha” e nós veremos as asas da esperança crescerem “para percorrer com alegria o caminho do futuro”.
Como carecia que ouvíssemos isso... E foi dito, da forma mais simples e profunda.
E quanto a uma Igreja perfeita... Não, não há perfeição na Igreja Católica, como em nenhuma outra. Não foi essa a mensagem que Papa Francisco tentou passar em suas admiráveis mensagens na JMJ.
Ele quer mudanças, sim! Cobra postura mais ética e moral do clero e já trabalha nos preparativos para o início de uma reforma na Cúria. É a favor de uma igreja aberta e atenta aos fieis. Vamos, então, continuar acreditando e rezando por ele, como pediu.
Pratiquemos também o respeito ao próximo e à sua opção religiosa, às suas ideias. Despojemo-nos do nosso preconceito. Deus é unidade, ama a todos e só Ele é soberano.
Que, em unidade, tenhamos, em Cristo, nossos corações dispostos a amar.

5 comentários:

  1. Maravilhoso luh, a descricao do que senti nesses dias aqui, cada palavra sua gerou uma lagrima, pois eh, de pura saudade, de felicidade simples por poder receber Jesus...

    ResponderExcluir
  2. Dago, que lindas suas palavras aqui! Eu imagino sua emoção.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Lucimara vc realmente descreveu tudo o que sentimos com a presença do Papa. E como ele se apresentou de forma singela. O que mais me marcou foi a frase que disse quando chegou: " Não tenho ouro e nem prata, mas o que tenho dou a vocês: "Jesus Cristo". Foi emocionante. Me senti justificada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi lindo de ver e de sentir. Graças a Deus! Bjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Olá, querida
    Como vc é seguidora do meu blog, passo pra convidá-la:
    Conforme disse, no início do mês, tem festa no blog pelos 4 anos do meu blog, participe! Precisamos nos ajudar a crescer...
    No post estará tudo explicadinho, creio eu, mas qualquer dúvida, estarei no e-mail para responder, está bem???
    Sua presença me é muito querida...
    Na fraternidade, poderemos caminhar muito melhor...
    Sem os leitores, comentaristas e visualizadores, nada sou...
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!